O QUE FAZER EM
SÃO BENTO DO SAPUCAÍ
São Bento do Sapucaí é uma cidade pequena mas com muitas coisas para se fazer. Bonita por natureza, rica culturalmente e de culinária diversificada, surpreende em todos os aspectos.
Aproveite as vistas, o ar puro, a aguá da fonte, a #flora e a #fauna, as comidas típicas, os esportes radicais, a #cultura local, as artes e o estilo de vida caipira de uma das cidades mais bonitas do país.
Conheça montanhas cobertas por mata virgem de #Araucária, uma das mais belas árvores brasileiras que fazem com que nossas #paisagens sejam inesquecíveis.
Confira tudo isso e muito mais aqui em baixo:
CACHOEIRAS
Água corrente relaxa o corpo e revigora a alma e em São Bento existem 7 cachoeiras de fácil acesso que variam entre quedas altas e baixas, para nadar ou admirar, todas dignas de visitação. As cachoeiras do Toldi, da Duchinha, dos Amores e do Encontro encontram-se no bairro do Paiol. A do Poção e a do Tobogã no bairro do Serrano e a do Monjolinho no bairro do Monjolinho.
MIRANTES
Para quem aprecia uma boa vista, São Bento oferece 4 mirantes com paisagens fantásticas. O Belvedere do Serrano no alto da serra, o Cruzeiro da Balança acessível por trilha, o Cruzeiro do Centro para quem não quer sair da cidade e o Belvedere da rodovia para quem estiver de passagem.
TRILHAS
São inúmeras as opções de trilhas de níveis fáceis, moderados e difíceis, a começar pelo Complexo do Baú, passando pela Serra da Balança até chegar na Serra da Divisa. Algumas dessas trilhas saem diretamente da Hospedaria.
PEDRA DO BAÚ
E OUTRAS ROCHAS
Um dos pontos mais altos da Serra da Mantiqueira é formado pelas pedras do Bauzinho, Ana Chata e Pedra do Baú, e é famoso por abrigar algumas das mais importantes vias de escalada esportiva. As pedras da Balança e da Divisa também são imperdíveis. A Hospedaria tem vista para ambos complexos rochosos e com certeza você já viu Pores-do-Sol lindos, mas um Nascer-do-Sol como o nosso, você nem imagina!
MUSEUS
O melhor da história é quando é possível vivê-la. Seguem museus para investir poucas horinhas do dia mas que garantem emocionar. Os Museus da Revolução de 32 e do Carro de Boi, encontram-se no bairro do Quilombo e são interessantíssimos. Já no bairro do Serrano, o Engenho Velho é uma verdadeira viagem no tempo para quem gosta de roça e suas tradições. Ainda existe no centro o Museu do Cinema que é muito bacana e pode surpreender quem aprecia a arte.
ARTE E ARTESANATO
Para os amantes das artes, a cidade apresenta trabalhos esplendidos em inúmeras casas e ateliês. A Começar com as esculturas em madeira no Ateliê Ditinho Joana, que retratam costumes do homem do campo, o Arte no Quilombo onde mulheres trabalham lindamente fibra de bananeira, bambu e palha de milho, e as Capelas de Mosaico que são imperdíveis. Quem preferir a arte clássica no centro pode visitar a Casa da Cultura Miguel Reale, que de período em período expõe quadros e fotografias, ou a Galeria A, de quadros abstratos impressionantes. Sempre no centro, O Museu do Zé Pereira de história e cultura local, e por fim a Casa do Artesão, que reúne trabalhos de artesões regionais.
FESTAS E TRADIÇÕES
São muitas festas lindas: O Carnaval com as marchas do Zé Pereira, a Congada de São Benedito, que acontece no dia 13 de maio no Bairro do Quilombo, as Rodas de Viola, as Festas Juninas com direito a Quadrilhas, Catira e Dança de São Gonçalo, tradições mantidas com muito carinho pelas famílias mais antigas da cidade.
ESPORTES RADICAIS
Para os aventureiros, esportes nas montanhas não faltam: #rapel, #escalada, #trekking, #mountainbike e vôo livre são alguns deles. A Hospedaria trabalha em parceria com a equipe DimyClimbing que tem um serviço diferenciado nos passeios radicais. Para aluguel de bicicletas e para vôos livres veja o Baú Ecoturismo e o Clube Pedra do Baú de Vôo Livre.
PASSEIOS DE BUGGY E 4X4
Passear de buggy por estradas de terra, em cenários de fábulas é para lá de inesquecível. A Hospedaria traçou roteiros ímpares para quem quiser conhecer muito além das belíssimas paisagens. Para trilhas em 4x4 indicamos a empresa Rotas e Rochas.
RESTAURANTES
E COMIDINHAS
Bem pertinhos da Hospedaria, o Restaurante Lá Na Roça e o Rancho da Tilápia são excelentes opções de comida local. No coração de São Bento o Taipa e o Sabor da Serra tem boa comida e decoração agradável. A noite um fondue no Trincheira ou no RCS é super válido. Passando do centro, o Sabor com Arte, também tem gastronomia regional. A pizzaria DeGhust, o restaurante JapaDimy e o italiano Tio Giuseppe são opções também muito boas. Pra quem gosta da juventude o Bar do Tião e a conveniência Caminho da Pedra são os locais perfeitos e para os amantes do Blues, Rock e MPB o BluesBar ou o Hub que também é uma boa opção para drinks. Para um chá da tarde, recomendamos o café da Dona Mariquinha que tem uma vista muito agradável, o Arboreto com boas quiches, o Armazém Santa Ana que tem coxinhas gourmets imperdíveis e o Chá e Charme o qual nome já diz tudo! Os sorvetes de interior ficam na a área central, Saluê e Doce Café.
CERVEJARIA ARTESANAL
A Bauzera é a cervejaria artesanal da cidade e se encontra no bairro do Serrano. Possuem muitos rótulos e um BeerGarden gracioso onde provar todos eles. A sugestão da Hospedaria é a cerveja de Hibísco.
AGRITURISMO
Aproximar-se à cultura do campo é tendência hoje em dia. O Oliq extrai o azeite extra virgem da região, a Vinícola Villa Santa Maria produz vinhos requintados e diferenciados. O Viveiro Frutopia foi pioneiro na plantação de lúpulo no Brasil, o Refúgio do Shiitake tem plantação alternativa e cerveja artesanal a base do fungo e o Quinta dos Cogumelos oferece produtos derivados de 5 variedades de cogumelos. Por fim, o Frescor da Mantiqueira tem vivência com a terra e agrofloresta.
FEIRINHAS E ORGÂNICOS
Para conhecer os produtos locais existem feiras espalhadas por São Bento que são bem recheadas, de estradas e preços acessíveis. A fábrica de sorvetes Itabaú tem sabores diferentes e certificado orgânico. No centrinho da cidade aos sábados acontece a Feira da Terra, No Bairro do Serrano na sede da AMASerrano, um sábado por mês tem Feira de Quitureiros e Artesões locais. A cidade ainda promove uma vez por ano o evento Virando Sustentável.
RELIGIÃO
O turismo religioso também é forte em São Bento, estamos na rota dos Romeiros e a cidade é tomada por grandes e pequenas igrejas e capelas que se avistam em todos os bairros. A Igreja Matriz que foi construída em taipa de pilão por escravos, não só é um templo mas também uma obra de arte arquitetônica cheia de história.
EVENTOS
A nossa cidade recebe muitos eventos importantes ao longo do ano. Indomit, RustRun, Mitsubishi Outdoor, entre outros. É importante ficar ligado no site da prefeitura e nas redes sociais da Hospedaria para não perder nenhum deles!