O QUE FAZER EM

SÃO BENTO DO SAPUCAÍ

São Bento do Sapucaí é uma cidade pequena mas com muitas coisas para se fazer. Bonita por natureza, rica culturalmente e de culinária diversificada, surpreende em todos os aspectos.

Aproveite as vistas, o ar puro, a aguá da fonte, a #flora e a #fauna, as comidas típicas, os esportes radicais, a #cultura local, as artes e o estilo de vida caipira de uma das cidades mais bonitas do país.

Conheça montanhas cobertas por mata virgem de #Araucária, uma das mais belas árvores brasileiras que fazem com que nossas #paisagens sejam inesquecíveis.

Confira tudo isso e muito mais aqui em baixo:

CACHOEIRAS

Água corrente relaxa o corpo e revigora a alma e em São Bento existem 7 cachoeiras de fácil acesso que variam entre quedas altas e baixas, para nadar ou admirar, todas dignas de visitação. As cachoeiras do Toldi, da Duchinha, dos Amores e do Encontro encontram-se no bairro do Paiol. A do Poção e a do Tobogã no bairro do Serrano e a do Monjolinho no bairro do Monjolinho.

MIRANTES

Para quem aprecia uma boa vista, São Bento oferece 4 mirantes com paisagens fantásticas. O Belvedere do Serrano no alto da serra, o Cruzeiro da Balança acessível por trilha, o Cruzeiro do Centro para quem não quer sair da cidade e o Belvedere da rodovia para quem estiver de passagem.

TRILHAS E MTB

São inúmeras as opções de trilhas para trekking de níveis fáceis, moderados e difíceis, a começar pelo Complexo do Baú, passando pela Serra da Balança até chegar na Serra da Divisa. Algumas dessas trilhas saem diretamente da Hospedaria. Por aqui também fica encantado quem curte Mountain Bike, ja que as trilhas para pedal são infinitas e muito bonitas.

PEDRA DO BAÚ

E OUTRAS ROCHAS

Um dos pontos mais altos da Serra da Mantiqueira é formado pelas pedras do Bauzinho, Ana Chata e Pedra do Baú, e é famoso por abrigar algumas das mais importantes vias de escalada esportiva. As pedras da Balança e da Divisa também são imperdíveis. A Hospedaria tem vista para esses complexos rochosos e com certeza você já viu Pores-do-Sol lindos, mas um Nascer-do-Sol como o nosso, você nem imagina! 

MUSEUS

O melhor da história é quando é possível vivê-la. Seguem museus para investir poucas horinhas do dia mas que garantem emocionar. Os Museus da Revolução de 32 e do Carro de Boi, encontram-se no bairro do Quilombo e são interessantíssimos. Já no bairro do Serrano, o Engenho Velho é uma verdadeira viagem no tempo para quem gosta de roça e suas tradições. Ainda existe o Museu do Cinema que é muito bacana. Também é possível fazer um passeio no qual o centro de São Bento vira um museu a céu aberto, através do audioguia gratuito Caminhos da Memória, criado pelo MuMan (Museu da Mantiqueira), é possível conhecer a história local por memórias de pessoas daqui!

ARTE E ARTESANATO

Para os amantes das artes, a cidade apresenta trabalhos esplendidos em inúmeras casas e ateliês. A Começar com as esculturas em madeira no Ateliê Ditinho Joana, que retratam costumes do homem do campo, o Arte no Quilombo onde mulheres trabalham lindamente fibra de bananeira, bambu e palha de milho, e as Capelas de Mosaico que são imperdíveis. Quem preferir a arte clássica no centro pode visitar a Casa da Cultura Miguel Reale, que de período em período expõe quadros e fotografias, ou a Galeria A, de quadros abstratos impressionantes. Sempre no centro, O Museu do Zé Pereira de história e cultura local, e por fim a Casa do Artesão, que reúne trabalhos de artesões regionais.

FESTAS E TRADIÇÕES

São muitas festas lindas: O Carnaval com as marchas do Zé Pereira, a Congada de São Benedito, que acontece no dia 13 de maio no Bairro do Quilombo, as Rodas de Viola, as Festas Juninas com comidinhas, brincadeiras típicas e quadrilhas, Catira e Dança de São Gonçalo, tradições mantidas com muito carinho pelas famílias mais antigas da cidade.

ESPORTES RADICAIS

Para os aventureiros, esportes nas montanhas não faltam: #rapel, #escalada, #trekking, #mountainbike e vôo livre são alguns deles. A Hospedaria trabalha em parceria com a equipe DimyClimbing que tem um serviço diferenciado nos passeios radicais. Escaladas guiadas são com o Armazém Aventura. Para aluguel de bicicletas e para vôos livres veja o Baú Ecoturismo e o Clube Pedra do Baú de Vôo Livre.

BUGGY, 4x4 E QUADRICICLO

Para passear de buggy por estradas de terra, em cenários de fábulas, a Hospedaria traçou roteiros ímpares. Para uma aventura em quadriciclos a empresa DimyClimbing e a Sapucaí Adventure oferecem passeios inesquecíveis. Para trilhas radicais off-roads em 4x4 indicamos a empresa Rotas e Rochas.

RESTAURANTES, BARES, CAFÉS E COMIDINHAS

Bem pertinhos da Hospedaria, o Restaurante Lá Na Roça e o Rancho da Tilápia são excelentes opções de comida local. No coração de São Bento o Taipa e o Sabor da Serra tem boa comida e decoração agradável. A noite um fondue no Trincheira é uma pedida romântica ou uma entrada de coração da banana no Bistrô RCS que é bem gracioso. No bairro do Paiol, o Sabor com Arte também tem gastronomia regional. A pizzaria DeGhust, o restaurante JapaDimy e o italiano Tio Giuseppe são também ótimas opções. Pra juventude o Bar do Tião e a conveniência Caminho da Pedra são os locais perfeitos e para os amantes do Blues, Rock e MPB o BluesBar que é pequenino e bem querido. Para um chá da tarde o café da Dona Mariquinha que tem uma vista linda, o Arboreto com boas quiches, o Torta da Montanha que tem quitutes imperdíveis, o Café Villarejo com doces divinos, o café Moagem que é também tabaccaria, o café Grão Bento com muitas guloseimas e o Chá e Charme o qual nome já diz tudo! Os sorvetes de interior ficam na a área central, no SaluêDoce Café.

CERVEJARIAS ARTESANAIS

A Bauzera é a cervejaria artesanal da cidade. Possuem muitos rótulos e um BeerGarden gracioso. A sugestão da Hospedaria é a cerveja de Hibísco. Também na nossa estrada em direção a Gonçalves a cervejaria 3 Orelhas é uma ótima pedida todos os dias do ano e nas cidades vizinhas, pertinho da gente a Araukarien e a Zalaz são excelentes e oferecem diversas e deliciosas cervejas.

AGROTURISMO

Aproximar-se à cultura do campo é tendência hoje em dia. Para uma experiência de colhe&pague o Sítio Araucarias oferece produtos agroecológicos fresquinhos. O Oliq extrai o azeite extra virgem da região, a Vinícola Villa Santa Maria produz vinhos requintados e a Vinícola Portal da Luz um interessante vinho orgânico. O Viveiro Frutopia foi pioneiro na plantação de lúpulo no Brasil, o Refúgio do Shiitake tem plantação alternativa e cerveja artesanal a base do fungo e o Quinta dos Cogumelos oferece produtos derivados de 5 variedades de cogumelos. Por fim, o Frescor da Mantiqueira tem vivência com a terra e a agrofloresta.

FEIRINHAS E ORGÂNICOS

Para conhecer os produtos locais existem feiras espalhadas por São Bento, todas com estradas e preços acessíveis. A fábrica de sorvetes Itabaú tem sabores diferentes e certificado orgânico. Aos sábados das 9h as 13h no bairro do Quilombo acontece a Feira da Terra e no Bairro do Serrano na sede da AMASerrano, uma divertida e intimista Feira de Quitureiros e Artesões locais. A cidade ainda promove uma vez por ano o evento Virando Sustentável.

HARAS E PARQUES

Quem vem ao interior logo pensa em passeios a cavalos, lagos, cachoeiras e paisagens verdes. São Bento e região tem lugares lindos. O Ecoparque Pesca na Montanha, o Haras do Sítio Araucárias, a fazendinha do Haras Fernandes, a experiência do Meu Emu e o Rancho do André Neto valem muito a pena.

RELIGIÃO

O turismo religioso também é forte em São Bento, estamos na rota dos Romeiros e a cidade é tomada por grandes e pequenas igrejas e capelas que se avistam em todos os bairros. A Igreja Matriz que foi construída em taipa de pilão por escravos, não só é um templo mas também uma obra de arte arquitetônica cheia de história. 

EVENTOS

A nossa cidade recebe muitos eventos importantes ao longo do ano. IndomitRustRun, Mitsubishi Outdoor, entre outros. É importante ficar ligado no site da prefeitura e nas redes sociais da Hospedaria para não perder nenhum deles!