O que fazer em
São Bento do Sapucaí

São Bento do Sapucaí é uma cidade pequena mas com muitas coisas para se fazer. Bonita por natureza, rica culturalmente e de culinária diversificada, surpreende em todos os aspectos.

Aproveite as vistas, o ar puro, a água da fonte, a #flora e a #fauna, as comidas típicas, os esportes radicais, a #cultura local, as artes e o estilo de vida caipira de uma das cidades mais bonitas do país.

Conheça montanhas cobertas por mata virgem de #Araucária, uma das mais belas árvores brasileiras que fazem com que nossas #paisagens sejam inesquecíveis.

Confira tudo isso e muito mais aqui em baixo:

20190415_155153.jpg

CACHOEIRAS

Água corrente relaxa o corpo e revigora a alma e em São Bento existem 7 cachoeiras de fácil acesso que variam entre quedas altas e baixas, para nadar ou admirar, todas dignas de visitação. As cachoeiras do Toldi, da Duchinha, dos Amores e do Encontro encontram-se no bairro do Paiol. A do Poção e a do Tobogã no bairro do Serrano e a do Monjolinho no bairro do Monjolinho.

MIRANTES

Para quem aprecia uma boa vista, São Bento oferece 4 mirantes com paisagens fantásticas. O Belvedere do Serrano no alto da serra, o Cruzeiro da Balança acessível por trilha, o Cruzeiro do Centro para quem não quer sair da cidade e o Belvedere da rodovia para quem estiver de passagem.

TRILHAS, MTB
PEDRA DO BAÚ E OUTRAS ROCHAS

ESPORTES RADICAIS

BUGGY, 4x4 E QUADRICICLO

São inúmeras as opções de trilhas para trekking de níveis fáceis, moderados e difíceis, a começar pelo Complexo do Baú (onde estão as pedras do Bauzinho, Baú e Ana Chata), passando pela Trilha da Pedra da Balança e a Serra da Divisa. Algumas dessas trilhas saem diretamente da Hospedaria. Por aqui também fica encantado quem curte Mountain Bike, ja que as trilhas para pedal são infinitas e muito bonitas.

Para os aventureiros: #rapel, #escalada, #trekking, #mountainbike e vôo livre são alguns deles. Trabalhamos em parceria com a equipe DimyClimbing que tem um serviço diferenciado nos passeios radicais. Escaladas guiadas são com o Armazém Aventura. Para aluguel de bicicletas e para vôos livres veja o Baú Ecoturismo e o Clube Pedra do Baú de Vôo Livre.

Para passear de buggy por estradas de terra, em cenários de fábulas, a Hospedaria traçou roteiros ímpares. Para uma aventura em quadriciclos a empresa DimyClimbing e a Sapucaí Adventure oferecem passeios inesquecíveis. Para trilhas radicais off-roads em 4x4 indicamos a empresa Rotas e Rochas.

IMG_20200505_064854_728_edited.jpg
BUGGY RIDE.jpg
pedra-do-bau-no-centro.jpg
WhatsApp Image 2017-03-05 at 11.25.23.jpeg

ARTE E ARTESANATO

Para os amantes das artes, a cidade apresenta trabalhos esplendidos em inúmeras casas e ateliês. A Começar com as esculturas em madeira no Ateliê Ditinho Joana, que retratam costumes do homem do campo, o Arte no Quilombo onde mulheres trabalham lindamente fibra de bananeira, bambu e palha de milho, e as Capelas de Mosaico que são imperdíveis. Quem preferir a arte clássica no centro pode visitar a Casa da Cultura Miguel Reale, que de período em período expõe quadros e fotografias, ou a Galeria A, de quadros abstratos impressionantes. Sempre no centro a Casa do Artesão, que reúne trabalhos de artesões regionais.

MUSEUS

O melhor da história é quando é possível vivê-la. Seguem museus para investir poucas horinhas do dia mas que garantem emocionar. Os Museus da Revolução de 32 e do Carro de Boi, encontram-se no bairro do Quilombo e são interessantíssimos. Já no bairro do Serrano, o Engenho Velho é uma verdadeira viagem no tempo para quem gosta de roça e suas tradições. Ainda existe o Museu do Cinema que é muito bacana e o Museu do Zé Pereira de história e cultura local. Também é possível fazer um passeio no qual o centro de São Bento vira um museu a céu aberto, através do audioguia gratuito Caminhos da Memória, criado pelo MuMan (Museu da Mantiqueira), é possível conhecer a história local por memórias de pessoas daqui!

ARTESA.jpg

RESTAURANTES, BARES, CAFÉS E COMIDINHAS

PSX_20200530_202317.jpg

Bem pertinhos da Hospedaria, aos finais de semana, o Restaurante Lá Na Roça e o Rancho da Tilápia são excelentes opções de comida local. No coração de São Bento o Taipa (de seg a sex) e o Sabor da Serra (todos os dias) tem boa comida e decoração agradável. A noite um fondue no Trincheira (com reserva) é uma pedida romântica ou uma entrada de coração da banana no Bistrô RCS que é .........bem gracioso. No bairro do Paiol, o Sabor com Arte também tem gastronomia .........regional. A pizzaria DeGhust (de quinta a dom), o restaurante JapaDimy (de .........qui a seg) e o italiano Tio Giuseppe são também ótimas opções. Pra ............juventude o Bar do Tião e a adega SBS Bebidas e Cia são os locais perfeitos. Para os amantes do Blues, Rock e MPB o BluesBar que é pequenino e bem querido. Para um chá da tarde o café da Dona Mariquinha que tem uma vista linda, o Arboreto com boas quiches, o Torta da Montanha que tem quitutes imperdíveis, o Café Villarejo com doces divinos, o café Moagem que é também tabaccaria, o café Grão Bento bem central, o Baú Delicias cheio de guloseimas, o LaGordaVegana que é fantástico e o Chá e Charme o qual nome já diz tudo! Os sorvetes de interior ficam na a área central, no SaluêDoce Café.

CERVEJARIAS ARTESANAIS

A Bauzera (somente aos sab) é a cervejaria artesanal da cidade, possuem um BeerGarden gracioso. Na nossa estrada em direção

a Gonçalves a cervejaria 3 Orelhas é uma ótima pedida todos os dias do ano e nas cidades vizinhas aos finais

de semana, pertinho da gente a Araukarien e a Zalaz, são excelentes e oferecem diversas e deliciosas cervejas.

VINÍCOLAS E OUTROS AGROTURISMOS

VINIC STA.jpeg

Aproximar-se à cultura do campo é tendência hoje em dia. Para uma experiência de colhe&pague o Sítio Araucarias oferece produtos agroecológicos fresquinhos. O Oliq extrai o azeite extra virgem da região, a Vinícola Villa Santa Maria produz vinhos requintados e a Vinícola Portal da Luz um interessante vinho orgânico. O Viveiro Frutopia foi pioneiro na plantação de lúpulo no Brasil, o Refúgio do Shiitake tem plantação alternativa e cerveja artesanal a base do fungo e o Quinta dos Cogumelos oferece produtos derivados de 5 variedades de cogumelos. Por fim, o Frescor da Mantiqueira tem vivência com a terra e a agrofloresta.

FEIRINHAS E ORGÂNICOS

Para conhecer os produtos locais existem feiras espalhadas por São Bento, todas com estradas e preços acessíveis. A fábrica de sorvetes Itabaú tem sabores diferentes e certificado orgânico. Aos sábados das 9h as 13h no bairro do Quilombo acontece a Feira da Terra e no Bairro do Serrano na sede da AMASerrano, uma divertida e intimista Feira de Quitureiros e Artesões locais. A cidade ainda promove uma vez por ano o evento Virando Sustentável.

CERVA.jpg
PSX_20210813_164055.jpg
zetudo.jpg

FESTAS E TRADIÇÕES

São muitas festas lindas: O Carnaval com as marchas do Zé Pereira, a Congada de São Benedito, que acontece no dia 13 de maio no Bairro do Quilombo, as Rodas de Viola, as Festas Juninas com comidinhas, brincadeiras típicas e quadrilhas, Catira e Dança de São Gonçalo, tradições mantidas com muito carinho pelas famílias mais antigas da cidade.

HARAS E PARQUES

Quem vem ao interior logo pensa em passeios a cavalos, lagos, cachoeiras e paisagens verdes. São Bento e região tem lugares lindos. O Ecoparque Pesca na Montanha, o Haras do Sítio Araucárias, a fazendinha do Haras Fernandes, a experiência do Meu Emu e o Rancho do André Neto valem muito a pena.

RELIGIÃO

O turismo religioso também é forte em São Bento, estamos na rota dos Romeiros e a cidade é tomada por grandes e pequenas igrejas e capelas que se avistam em todos os bairros. A Igreja Matriz que foi construída em taipa de pilão por escravos, não só é um templo mas também uma obra de arte arquitetônica cheia de história. 

EVENTOS

A nossa cidade recebe muitos eventos importantes ao longo do ano. IndomitRustRun, Mitsubishi Outdoor, entre outros. É importante ficar ligado no site e nas redes sociais da prefeitura e da Hospedaria para não perder nenhum deles!